[Resenha] A Busca – Daniel Yergin

Postado em 12/02/2016 • Categorias: Get Informed

Publicar resenhas dos livros que leio sempre foi um grande desejo meu aqui pro TecnoPeG. Primeiro, pois é uma ótima forma de resumir e fixar o conhecimento recém-adquirido. Segundo, pois é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento com quem ainda não conhece ou não conseguiu ler o livro. Para começar, gostaria de compartilhar a resenha de um livro que li recentemente e que considero ser um “MUST READ” para quem trabalha ou desejar trabalhar na indústria de petróleo e energia e deseja entender melhor o contexto em que está inserido.  Como não consegui parar para escrever uma boa resenha, encontrei uma na internet que resume muito o mesmo. Foi extraída do blog Mundo Blá. Espero que curtam a leitura, e não deixem de ler o livro! 

O livro de não-ficção do premiado autor americano Daniel Yergin é uma verdadeira enciclopédia para quem quer entender um dos (se não o mais importante) assuntos da atualidade: a questão energética global.

Daniel Yergin, autor dos best-sellers The Prize (O Petróleo) e The Quest (A Busca)

Daniel Yergin, autor dos best-sellers The Prize (O Petróleo) e The Quest (A Busca)

Todos sabemos que o petróleo é, há muito tempo, a principal fonte energética da humanidade; porém, seu uso vem de longa data. Desde a época 4000 a.C., a humanidade usufrui dos benefícios do petróleo. Povos do Egito, Pérsia e Mesopotâmia utilizavam-no para a pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, e ainda como lubrificante e laxante. Após as descobertas de como o petróleo pode ajudar e melhorar a vida da humanidade, a utilização desse óleo de pedra nunca mais parou e a diversidade de produtos que são derivados dele só cresceu.

De tão importante, essa matéria prima é, até hoje, o principal motivo para desavenças políticas e confrontos entre países que visam garantir e manter seu controle. Por ser a base do consumo de toda a sociedade, o petróleo é extremamente necessário para se manter todas as engrenagens sociais em funcionamento. Diante das fontes de exploração do petróleo cada vez mais escassas, o aumento do consumo e a dificuldade da obtenção do produto fazem com que as energias renováveis ou alternativas sejam cada vez mais mencionadas no mundo contemporâneo, tornando-se uma realidade que tende a crescer e aumentar o consumo de “energia limpa”, como a eólica, a solar e a de biocombustíveis. Essas fontes, mesmo que atualmente representem um pequeno percentual nas fontes energéticas que estão sendo utilizadas em todo o mundo, são uma das alternativas que podem ser adotadas visando um consumo mais sustentável e saudável para o planeta e, principalmente, para o futuro da humanidade.

É neste panorama que Yergin desenvolveu seu livro. Ele é um dos experts mais respeitados mundialmente quando o assunto é energia, desde o petróleo até energias alternativas. Seu segundo livro solo, o best-seller The Prize: The Epic Quest for Oil, Money, and Power (“O Petróleo – Uma História Mundial de Conquistas, Dinheiro e Poder”, em português) ganhou o prêmio Pulitzer de não-ficção, em 1992. O livro fez tanto sucesso, que virou minissérie na PBS/BBC e foi vista por milhões de pessoas em todo o mundo. Em 1997, ganhou o United States Energy Awards por sua contribuição para a promoção mundial da compreensão dos assuntos sobre energia.

A Busca pode ser considerado um sucessor de The Prize, abrangendo a questão de uma forma muito mais ampla e direta, captando as grandes questões de energia e de segurança que o mundo enfrenta nos dias atuais. Ao mesmo tempo que identifica as questões-chave, demonstra a sua urgência e explica as escolhas que devem ser tomadas. Em seu texto, ele consegue mostrar os caminhos para um futuro energético mais seguro e mais sólido.

O The New York Times publicou uma nota sobre A Busca dizendo ser um livro provocante, imparcial e incrivelmente atual. Uma leitura obrigatória para executivos, ambientalistas, políticos, escritores, espiões, terroristas ambiciosos e muitas outras pessoas.
E de fato, como disse no início deste texto, o livro é uma verdadeira enciclopédia para quem quer entender um pouco mais o papel do petróleo no mundo moderno, o uso do gás natural como seu possível substituto como energia principal, a eletricidade e as novas energias renováveis brigando por espaço.
Não vou lhe enganar. Não é um livro de fácil leitura, mas com certeza lhe servirá como uma excelente fonte de pesquisa e lhe dará um panorama muito amplo da situação atual e para onde poderemos ir quando o assunto é energia.

O livro foi lançado em 2014, pela Editora Intrínseca, e está disponível nas principais livrarias do país.

Ficha Técnica:
Título: A Busca
Autor: Daniel Yergin
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Edição: 1
Ano: 2014
ISBN: 9788580575682
Nº de Páginas: 864

Para saber mais

O livro é dividido em 6 partes, nos quais cada uma fala sobre um aspecto importante dentro da geopolítica da indústria de petróleo e energia. Os tópicos abordados você pode ver a seguir. Além disso, a própria editora intríseca, disponibilizou ,gratuitamente, a introdução, prólogo e primeiro capítulo do livro, nos quais você pode ver clicando AQUI.

PARTE UM – O novo mundo do petróleo
1. O retorno da Rússia 31
2. Corrida pelo Cáspio 53
3. Do outro lado do Cáspio 74
4. Supermajors: as gigantes do petróleo 93
5. O petro-Estado 116
6. Ruptura agregada 135
7. Guerra no Iraque 151
8. Choque de demanda 169
9. A ascensão da China 200
10. A China na pista de alta velocidade 221

PARTE DOIS – A segurança da oferta
11. O mundo está fi cando sem petróleo? 239
12. Não convencionais 254
13. A segurança energética 276
14. Areias movediças no golfo Pérsico 296
15. Gás na água 322
16. A revolução do gás natural 338

PARTE TRÊS – A era da eletricidade
17. Correntes alternadas 357
18. O ciclo nuclear 374
19. Rompendo o acordo 393
20. A escolha do combustível 411

PARTE QUATRO – Clima e carbono
21. Mudança glacial 435
22. A era da descoberta 448
23. A estrada para o Rio 470
24. Criando um mercado 488
25. Na agenda global 505
26. Em busca de consenso 522

PARTE CINCO – Novas energias
27. O renascimento das energias renováveis 541
28. Experimento científi co 567
29. A alquimia da luz solar 583
30. O mistério do vento 609
31. O quinto combustível: efi ciência 636
32. Eliminando a lacuna da conservação 648

PARTE SEIS – A estrada para o futuro
33. O homem carboidrato 665
34. Combustão interna 688
35. O grande experimento do carro elétrico 710
Conclusão: “Uma grande revolução” 737

Compartilhe:
Tecnólogo em Petróleo e Gás, Técnico em Automação e estudante do último ano da Engenharia de Produção. Coordenador de Serviços em Surface Americas no Brasil, membro do Comitê Jovem do IBP e atualmente Internet Chairperson da SPE Brasil. Possui mais de 7 anos de experiência no segmento de óleo e gás.
Deixe um comentário