Vem aí: Future Leaders Forum Rio 2016

Postado em 24/04/2016 • Categorias: Get Informed, Get Involved
FLF Rio - 24 a 27 de outubro.

FLF Rio – 24 a 27 de outubro.

Enfim aterrissa na América Latina, Brasil, depois de já ter passado por quase todos os continentes do mundo, o Future Leaders Forum. Primeiro na China, em 2004, 540 delegados de mais de 40 países e regiões prestigiaram o evento com um tema que não poderia ser mais propício para se discutir: Youth & Innovation –The Future of Petroleum Industry. Afinal, era o 1º evento internacional de jovens profissionais da Indústria de petróleo. 5 anos depois tivemos um aumento de 240% no número de participantes: 1300 foram em Paris pensar e discutir o futuro da indústria. No evento da França, começou-se a discutir questões como: tomorrow’s energy landscape; An ethical and sustainable industry; Tomorrow’s leadership, que de certa forma também foi levantado na edição seguinte, 1 ano depois, na Índia, onde 500 jovens lideranças compareceram e puderam discutir o poder da liderança jovem na construção das nações. E então, em 2013 no Canadá e no auge da indústria de petróleo, o evento consolida-se de vez. Com uma proposta interativa, os canadenses enfatizaram mais 2 pilares aos já bem discutidos Sustentabilidade e Liderança: Inovação e Networking, através de mesas redondas, aplicativos, business cases, introdução teatral e muitas outras atrações. A 4ª edição do evento contou 1610 participantes de mais de 60 países. Um recorde entre todas as edições do Youth Forum, hoje Future Leaders Forum.

Falando assim da história do FLF é inevitável não fazer um paralelo com minha carreira e ver como o tempo passa rápido e com ele as oportunidades surgindo. Em 2004 eu ainda era um estudante no 1º ano do ensino médio! No final de 2009, já terminando a faculdade, tive a oportunidade de ter meu primeiro contato com o Comitê Jovem do IBP, onde pude perceber a grandiosidade da indústria, através da sua complexidade e interdisciplinaridade, porém ainda não fazia ideia do que ainda estava por vir. Em 2010, iniciando minha carreira como membro do Comitê Jovem, pude ajudar na seleção de Jovens Estudantes para o evento na Índia. Os representantes do Comitê Jovem que puderam ir ao evento, voltaram de lá com muitas impressões, ideias, experiências para serem compartilhadas no Brasil. Depois disso, só tinha uma certeza: Eu precisava estar na próxima edição! Seria uma oportunidade única de conhecer e interagir com algumas das melhores mentes da indústria de petróleo global. 3 anos se passaram, muitos eventos e atividades realizamos no Brasil, tive a oportunidade de iniciar o programa de mentoria do WPC, tornei-me Coordenador do Comitê Jovem do IBP, e com isso, a tão sonhada oportunidade de participar de um evento global, com jovens inquietos, que assim como eu, queriam pensar e discutir a indústria que move o mundo. Foram 5 dias de muito aprendizado, networking e desejo de fazer ainda mais. E fizemos! De uma simples ideia que surgiu no Canada, em rodas de conversa durante o evento, para realidade: sediar o próximo evento no Brasil.

O cenário macroeconômico atual da indústria e político, principalmente no Brasil, não são dos mais favoráveis. No entanto, é na adversidade que surgem as oportunidades. É hora de mudar o jogo. Repensar como as coisas são feitas, como trabalhamos, como queremos que as operações aconteçam. E ninguém melhor para ser o catalisador dessas mudanças do que o jovem profissional. É hora de o jovem profissional trazer novos métodos para o mercado de trabalho: novas ferramentas, novas formas de se relacionar, novas formas de pensar. Essa forma de trabalhar, juntamente com o que já deu certo, através da experiência dos profissionais mais seniores, é a fórmula para darmos uma guinada e reinventarmos a forma como fazemos negócios na indústria. E não existe melhor lugar do mundo para se fizer isso do que o evento organizado por dois dos maiores Think Tanks da Indústria de Petróleo Mundial: WPC e IBP. Há 12 anos não fazia ideia do que queria fazer da vida, tampouco, tinha ideia da grandiosidade da indústria de petróleo. Hoje, mais do que apenas participar, estou organizando um dos maiores eventos para jovens profissionais no mundo. Esteja informado, esteja conectado e esteja envolvido com o que acontece em nossa indústria. Eventos como o Future Leaders Forum são o impulso que precisamos para fazer isso acontecer e espero que na próxima edição seja você o organizar e nos vemos lá!

Se você também se interessou, fique ligado nos sites abaixo:

Compartilhe:
Tecnólogo em Petróleo e Gás, Técnico em Automação e estudante do último ano da Engenharia de Produção. Coordenador de Serviços em Surface Americas no Brasil, membro do Comitê Jovem do IBP e atualmente Internet Chairperson da SPE Brasil. Possui mais de 7 anos de experiência no segmento de óleo e gás.
Deixe um comentário