Rompendo barreiras

Postado em 14/06/2017 • Categorias: Artigos

Desde 2010 tenho ministrado palestras, seja pelo TecnoPeG, em eventos do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) ou pelo programa ALP da SPE. Todas elas geralmente para universitários e/ou estudantes do ensino médio. Porém, hoje pela 1ª vez ministrei uma palestra “Corporativa” onde tive a oportunidade de falar pra parte da equipe de Reservatórios da Petrobras.

Diante disso, tiro algumas lições que gostaria de compartilhar:

1) DECLARE O QUE VOCÊ QUER e AGRADEÇA por suas conquistas e ambições: certamente você terá um retorno daquilo que você busca. Um exemplo disso, é que depois que compartilhei sobre a minha palestra desse ano na Universidade Católica de Petrópolis, diversas oportunidades surgiram: ao todo serão 6 palestras só nesse 1º semestre. Para saber mais sobre a efetividade dessa prática, recomendo que pesquise sobre Roda da Abundância.

2) NÃO ESPERE A OPORTUNIDADE, CRIE. Faça sua parte, seja comprometido, tenha paciência e as oportunidades surgirão.

– Há 8 anos atrás (quando eu ainda nem trabalhava na área) tive a oportunidade de assistir uma palestra do Antônio Pinto sobre o Pré-sal. Hoje faço parte da Diretoria da SPE Seção Brasil com ele!

– Eu sou formado em Tecnólogo em Petróleo e Gas, formação essa que não era sequer aceita pela Petrobras em seus concursos (muitos colegas desistiram por causa disso). Ironicamente, hoje pude compartilhar um pouco da minha experiência/conhecimento dentro dela. Ou seja, sua capacidade está muito além da sua formação e/ou instituição que você estuda.

Talvez possa parecer bobo ou ingênuo ao relatar essas situações, porém é importante que na nossa carreira possamos observar e comemorar cada etapa vencida e hoje foi uma delas. Se esse “relato” puder ajudar pelo menos um dos que lerem a não desistir, terei cumprido meu papel.

Obrigado pelo convite e confiança Luiz Schmall e Antônio Pinto.

Compartilhe:
Tecnólogo em Petróleo e Gás, Técnico em Automação e estudante do último ano da Engenharia de Produção. Coordenador de Serviços em Surface Americas no Brasil, membro do Comitê Jovem do IBP e atualmente Internet Chairperson da SPE Brasil. Possui mais de 7 anos de experiência no segmento de óleo e gás.
Deixe um comentário